A apnéia é um distúrbio do sono que prejudica a noite de muitas pessoas. A obstrução das vias aéreas superiores de forma repetitiva causa pausas frequentes na respiração durante o sono, fazendo a pessoa acordar várias vezes.
Ela pode ocorrer juntamente com o bruxismo, causando problemas como ronco alto e persistente, cansaço, ranger de dentes, etc. O bruxismo é considerado um distúrbio de movimento relacionado ao sono caracterizado pelo ato de ranger ou apertar os dentes, intensificado pelo stress e pela ansiedade.
E qual a relação da apnéia com o bruxismo?
A apnéia, quando não tratada, pode piorar o bruxismo porque a noite turbulenta aumenta a tensão. Em consequência disso, várias alterações começam a ser observadas, como dentes fraturados, dor de cabeça frequente, dor muscular, sensibilidade dental, retração na gengiva, ruído na articulação da mandíbula, aquela que fica próxima ao ouvido.
E tem tratamento?
É importante procurar o especialista em oclusão para que seja feito o diagnóstico e que se inicie o tratamento para preservar os dentes, músculos e articulação.
CTA VÍDEO: ESTE CONTEÚDO FOI RELEVANTE PARA VOCÊ? CONHECE ALGUEM QUE TEM APNÉIA? ENVIE ESSE VIDEO PARA ELA.
SE INTERESSOU POR ESSE CONTEÚDO? SIGA MINHAS REDES SOCIAIS E SAIBA MAIS.