Você sabia que a toxina botulínica pode ser usada para tratar o bruxismo?
Provavelmente, esta função da toxina botulínica ainda seja desconhecida pra você, mas a proteína também pode ser associada aos cuidados com a saúde bucal. Dentre os benefícios que ela proporciona está a redução dos sintomas da dor de cabeça e dor na face.
Antes de descobrir como funciona a toxina botulínica para bruxismo, é preciso compreender como esse distúrbio pode afetar a sua saúde bucal e a sua qualidade de vida.
Afinal, como a toxina funciona para o bruxismo?
Os músculos da mastigação são os responsáveis pelo bruxismo. A toxina botulínica pode ser aplicada nestes músculos, fazendo com que eles relaxem e diminuam a força da contração muscular.
Pode-se dizer que a aplicação da toxina botulínica para bruxismo também atua na proteção dos dentes, pois as fraturas dentárias causadas pela força excessiva da contração muscular são reduzidas.
O procedimento é simples, rápido e indolor e realizado pelo próprio cirurgião-dentista em consultório. É muito importante ressaltar que o diagnóstico criterioso deve ser realizado antes do procedimento para que se estabeleça o tratamento das causas do bruxismo.