Conquistar um sorriso com dentes brancos impulsiona carreiras, eleva a autoestima e melhora a saúde porque as pessoas tendem a se cuidar mais.
A forma mais segura e rápida de clarear os dentes é com a Luz Violeta. Porém, tenho visto muitas propagandas de cremes dentais contendo carvão ativado como uma forma de fazer clareamento dental.
Confira nesse post mais informações sobre esse tema.
O mito do carvão ativado como agente clareador
O carvão ativado é um ingrediente muito conhecido por sua função Detox. A substância é uma forma de carbono que possui porosidade bem alta e que ajuda na remoção das impurezas do organismo.
Além de desintoxicar, esse ingrediente também pode ser usado em produtos para a pele, cabelo e em cremes dentais, que prometem clarear manchas e o amarelado dos dentes.
É comum pessoas acharem que substâncias mais abrasivas agem de maneira eficiente na mudança da tonalidade do esmalte do dente, e com o carvão não é diferente.
Os produtos com carvão ativado têm uma ação de limpeza maior devido às partículas presentes tornando este produto altamente corrosivo e abrasivo.
- O uso prolongado das pastas contendo esta substância provoca perda da estrutura dentária, sensibilidade e perda da vitalidade dental, além de pigmentar as restaurações existentes.
- Ele ainda pode causar alergias e até mesmo lesões gengivais devido ao poder abrasivo da pasta associado à dureza das cerdas da escova de dente.
Em contrapartida, estudos provam que o que clareia dente é a ação de peróxidos na camada dentinária, onde a reação química do princípio ativo produz moléculas de oxigênio que, ao sair de dentro da estrutura, carregam consigo as moléculas do pigmento.
Sendo assim, descarta-se qualquer tipo de procedimento no qual o produto age de fora pra dentro (na superfície do esmalte), como o caso de pastas à base de carvão ativado e outras substâncias, como a cúrcuma, casca de banana, etc.
Devemos salientar que, para realizar um Clareamento Dental, existem diversos fatores que precisam ser analisados como: 1- uma avaliação criteriosa para identificação de lesões cervicais pré-existentes; 2- os materiais restauradores nos elementos que compõe o sorriso estético (todos os que aparecem quando o paciente sorri); 3- manchas causadas por corantes ou por ingestão de medicamentos como a tetraciclina.
Atualmente, a forma mais segura e rápida de ter os dentes mais brancos é com a Luz Violeta. Ela não causa danos aos dentes e gengivas e nem proporciona o desconforto da sensibilidade.

