Preocupada com o uso indiscriminado dos enxaguadores bucais, escrevi o texto abaixo de forma a orientá-los sobre a indicação e consequências do uso indevido destes produtos.
A Higienização Bucal é muito importante para prevenir doenças. A boca é a porta de entrada de muitas bactérias e a limpeza dos dentes deverá ser muito efetiva para que a placa bacteriana seja removida, principalmente na região do colo dos dentes.
A presença delas nesta região causa irritação na gengiva e três coisas acontecem:
Sangramento ao escovar devido à inflamação da gengiva.
A gengiva retrai expondo a raiz do dente gerando como consequência sensibilidade.
Nos casos mais avançados, as bactérias invadem o espaço entre o dente e a gengiva.
O enxaguador bucal não promove a limpeza dos dentes e, se for usado diariamente, inibe a função da papila gustativa da língua comprometendo o paladar. Ele também provoca descamação das mucosas da boca e ainda mancha os dentes.
Então quando devo usar o enxaguador bucal? Somente quando for indicado, porque ele é uma forma de tratamento para prevenir infecção em cirurgias odontológicas e também como coadjuvante no tratamento das gengivites.
Ficar com o hálito fresco é escovar os dentes de forma correta, com a escova indicada para o seu tipo de arcada e a pasta específica para você. O uso o fio dental complementa a higienização assim como a escovação da língua.
A Manutenção Preventiva é muito importante para que se possa intervir no problema para que o tratamento seja efetivo, permitindo que os dentes permaneçam por muito tempo na boca.