Você sabia que a chamada má oclusão (mordida errada), pode causar dores intensas na região da cabeça e pescoço, nas costas e até mesmo zumbido nos ouvidos? E que ela também afeta a mastigação, a fala, a respiração e piora a sua qualidade de vida?
Além disso, se a causa da má oclusão estiver associada ao bruxismo, também pode trazer um maior desgaste aos elementos dentários, podendo inclusive causar sensibilidade dentinária ou até mesmo a fratura do dente.
É sabido que as dores de cabeça conseguem ter um efeito impactante no nosso dia a dia porque elas atrapalham nossa concentração no trabalho, comprometem a nossa disposição e ainda conseguem nos deixar de mal humor.
Mas quando é que a sua dor de cabeça pode estar associada à má oclusão? Como identificar isso?
A má-oclusão resulta em vários sintomas que geralmente influenciam na qualidade de vida do paciente, mas entre eles, os principais são:
-Desgaste dos dentes;
-Perda de um ou mais dentes pela perda óssea ou por fraturas dos dentes;
-Retração da gengiva deixando uma parte do dente mais sensível e exposta, causando desconforto ao ingerir alimentos frios e doces;
-Dores de cabeça, dor e zumbido nos ouvidos;
-Problemas na articulação têmporo-mandibular;
-Quando a má-oclusão chega a um certo estado avançado, ela pode afetar a coluna, o que pode causar problemas na postura e na qualidade de vida do paciente.
Ou seja, o ideal é sempre procurar por um profissional qualificado para que ele possa identificar esse defeito e te ajudar a resolver o seu problema.