O bruxismo é o ato involuntário de ranger ou apertar os dentes. É um problema que acomete pessoas em várias idades e que, de forma geral, tem como causa o stress e a ansiedade. Ele pode ser noturno, incomodando quem está ao lado, ou diurno, sendo por isso denominado de bruxismo de vigília. Porém, o que muitas pessoas não sabem, é que essa doença pode prejudicar o paciente muito além da sua saúde bucal.
Costumo dizer que quem range os dentes não sabe que range até ser examinado pelo dentista especialista em oclusão. Dentre as queixas principais do bruxismo estão a dor de cabeça e a dor na face, assim como o aumento da sensibilidade nos dentes.
São identificados como sinais do bruxismo:
- Dentes desgastados, fraturados, lascados ou soltos.
- Implante dental com mobilidade ou mesmo perdido
- Quebra ou desgaste de restaurações, próteses
- Ranger ou apertar os dentes é, às vezes, tão alto que pode despertar uma pessoa que estiver dormindo ao lado.
Para que o profissional possa indicar o tratamento mais adequado, ele precisa, primeiramente, identificar qual tipo de bruxismo está acometendo o paciente. Com o diagnóstico assertivo e a mudança de hábitos pelo paciente, os resultados são atingidos com a diminuição do bruxismo e melhora na qualidade de vida porque não há nada melhor do que um sono reparador.