Você já ouviu falar no sorriso gengival?
Ter um sorriso bonito não se limita somente a possuir dentes brancos. Tão importante quanto os dentes, a gengiva desempenha um papel muito importante quando se fala em saúde bucal plena. Entretanto, muitas vezes a gengiva fica mais exposta que o normal, ocasionando o sorriso gengival.
Esta exposição exagerada de parte da gengiva superior ou inferior, fica mais evidente quando a pessoa sorri. Apesar de não promover danos à saúde oral, este problema pode gerar um desconforto estético por comprometer a harmonia e a simetria faciais. Ao sorrirmos, deve haver um equilíbrio entre os dentes, a gengiva e o lábio.
As principais causas do sorriso gengival são genéticas, mas podem também estar relacionadas com a hiperatividade muscular, com fatores esqueléticos, processos inflamatórios, hábito de respirar pela boca e lábio superior curto e fino. Se ao sorrir a exposição gengival for maior do que 3mm, pode-se considerar a inclusão no grupo de indivíduos que apresenta esta alteração estética.
Se você começou a sentir que este incômodo está afetando a sua qualidade de vida, te impedindo de sorrir, se divertir e aproveitar a vida, talvez seja o momento de considerar um tratamento para que sorrir deixe de ser algo desconfortável para você.
Uma das opções ao tratamento cirúrgico é a aplicação de toxina botulínica por um dentista especializado. Ela está indicada nos casos onde o sorriso gengival é causado pela hiperatividade dos músculos labiais.
A toxina botulínica, conhecida mais popularmente pelo nome de Botox, atua impedindo a liberação de acetilcolina na junção neuromuscular, impedindo o músculo de se contrair. Este bloqueio dura em média de 3 a 4 meses.
Agora que você entende melhor o que é sorriso gengival e como mudar essa realidade, não deixe de procurar um dentista de sua confiança e conversar sobre as possibilidades. Essa é a melhor maneira de fazer tudo isso com a segurança necessária.
