O famoso bigode chinês, nome popular para o sulco que surgem no canto do nariz e se estende até o canto da boca. Este termo foi criado para simplificar o nome deste sulco, conhecido por sulco nasogeniano.
Ele aparece devido à perda de gordura e osso da face e também pela diminuição na produção de colágeno como um processo natural do envelhecimento. A falta de colágeno e de firmeza da pele acarretam o surgimento de pequenas linhas, que podem incomodar muito as mulheres que querem manter a pele saudável e viçosa.
Mas o surgimento dos sinais não está associado apenas às questões da idade. Fatores como a predisposição genética, o emagrecimento rápido, a má alimentação, o tabagismo, sono ruim, falta de cuidados com a pele e até pela ausência do protetor solar podem causar o aparecimento destes vincos na pele.
Para prevenir o aparecimento do bigode chinês, podem ser realizados exercícios, sendo o mais comum, fazer o movimento de um O com a boca, ao mesmo tempo em que se segura o sulco no sentido das orelhas, alongando o rosto. É indicado fazer 10 repetições ao dia, assim que acordar, até que a pele fortaleça.
Mas, após este vinco ter se formado, deve-se procurar por tratamentos que amenizem o bigode chinês. Os mais realizados são a aplicação de bioestimulador e o preenchimento com ácido hialurônico. A toxina botulínica pode ser aplicada como de prevenir o aparecimento do sulco, pois ela age relaxando a musculatura e, sem movimento, as marcas não se formarão.
De qualquer forma, não se pode esquecer dos cuidados com a pele e com a saúde de uma forma geral, procurando por uma alimentação saudável, atividade física, inclusão de suplementos contendo vitamina C, Zinco e Selênio, evitar o cigarro e usar protetor solar.